3 DIETAS POPULARES DESMISTIFICADAS

Parece que todos os dias aparece uma dieta da moda “fácil” e com resultados promissores de perda de peso “instantânea”. Mas estas dietas são boas para a sua saúde? E será que funcionam mesmo? Pedimos a opinião da nossa Especialista de Fórmulas Wellness, Dr. Anke Ginzburg, sobre as três dietas mais populares de hoje em dia.

DIETA 5:2


No que consiste?

A Dieta 5:2 permite-lhe comer normalmente durante 5 da semana (ingerindo entre 2000 a 2400 calorias diariamente) e depois, durante dois dias seguidos, faz-se “jejum”, ingerindo apenas 500 a 600 calorias.

A opinião da especialista:

“Comparativamente às outras dietas da moda, a 5:2 é uma opção relativamente sensata e sustentável. Na realidade, é matemática pura: a ingestão de menos calorias ajuda a perder peso. Como dois dias de ingestão planeada de um nível muito baixo de energia é psicologicamente fácil de gerir, os seguidores da dieta 5:2 tendem a não comer demasiado nos cinco dias em que não fazem jejum.”

DIETA DUKAN

No que consiste?

O livro da Dieta Dukan vendeu mais de oito milhões de cópias em todo o mundo e teve alguns seguidores famosos. É um plano de dieta de prescrição onde se elimina os hidratos de carbono a favor de gorduras e proteínas.

A opinião da especialista:“As dietas ricas em proteínas e em gorduras tendem a fazer com que se sinta cheio, significando que consome menos calorias no geral. Ao excluir os hidratos de carbono, os seguidores desta dieta podem ter uma perda rápida de peso inicial porque a água do corpo que está normalmente ligada aos hidratos de carbono é perdida. Como consequência, a Dieta Dukan pode ajudar com uma perda de peso a curto prazo, mas os seus efeitos a longo prazo são controversos. O corpo necessita de uma dieta equilibrada para funcionar bem, o que significa uma combinação de hidratos de carbono complexos, gorduras e proteínas, bem como de vitaminas e minerais. Pessoalmente, não recomendo a Dieta Dukan como medida para um estilo de vida mais saudável a longo prazo.”

DIETA PALEOLÍTICA
No que consiste?

A Dieta Paleolítica baseia-se na dieta dos nossos antepassados da Idade da Pedra. Os seguidores desta dieta têm uma dieta o mais natural possível: carne proveniente de animais de pasto, fruta e vegetais e alimentos integrais, tais como nozes e sementes estão no menu. Resumindo, se não puder caçar ou colher o alimento, não pode comê-lo.

A opinião da especialista:

“A Dieta Paleolítica é uma abordagem sensata a um estilo de vida saudável. Quando seguida corretamente, esta dieta fornece todos os micro e macronutrientes que o organismo humano necessita para funcionar de forma correta e saudável. Caso siga esta dieta, recomendo que opte por alimentos biológicos para obter os melhores resultados para a sua saúde.”

Dicas da Especialista: 5 Dicas para Perda de Peso a Longo Prazo

1 – Todas as manhãs estabeleça um objetivo que seja capaz de cumprir nesse dia: “Hoje vou… Comer apenas refeições equilibradas. Fazer 30 minutos de exercício. Beber mais água. Comer snacks saudáveis.“ Ao final do dia, congratule-se pelos objetivos atingidos. “Hoje portei-me bem porque …”
2 – Viva um dia de cada vez. Não olhe para a perda de peso como uma montanha a escalar, mas sim como mais um dia em que está mais perto de atingir a sua nova vida saudável.
3 – Se escorregar, não caia na armadilha tudo ou nada de “Oh! Já que comi um pedaço de chocolate, agora posso comer a tablete inteira.” Aprenda a aceitar que pode ceder de vez em quando, mas que a mudança geral é positiva.

4 – Acredite em si. A junção de muitas pequenas alterações durante um período prolongado de tempo é muito mais benéfico do que uma alteração radical durante um período pequeno.

5 – Siga um plano ou mapa de dieta (como o Mapa Wellness). As diretrizes claras e fáceis de seguir ajudam-no a alcançar os seus objetivos de perda de peso de uma forma saudável e sustentável.

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