À medida que o coronavírus continua a se espalhar por todo o mundo, ter um sistema imunológico com funcionamento ideal é mais importante do que nunca.

Existem muitas recomendações sobre o que fazer para evitar contrair o coronavírus, mas sabe o que é muito importante também? Fortalecer o sistema imunitário.

Sabe qual é o factor comum em pessoas que parecem ter grandes problemas com o COVID-19? Um sistema imunológico enfraquecido – enfraquecido naturalmente pela idade ou por causa de um sistema comprometido por alguma doença.

Dito isto, é necessário fortalecer o sistema imunitário, não só para lutar contra o coronavirus mas também para manter o corpo protegido contra outras doenças, como constipações, viroses ou outras doenças mais graves.

Como fortalecer o sistema imunitário:

Beba muita água
A água desempenha uma papel muito importante para garantir que o seu corpo funciona corretamente. A desidratação enfraquece o seu sistema imunitário, por isso deve beber água sempre que puder.

Não existe uma equação perfeita para a quantidade de água que deve ser ingerida, pois isso varia de pessoa para pessoa. No entanto, poderemos fazer a seguinte equação: calcular o peso vezes 0,035l. Isto é, um indivíduo com 70 kg deve ingerir cerca de 2,4 litros de água diariamente (70 x 0,035). Pode fazer o cálculo aqui.

Como fortalecer o sistema imunitário: Beber Muita Água

Por isso já sabe, tenha sempre uma garrafa de água à vista (de preferência reutilizável) e tente manter-se sempre hidratado/a.

Dica: caso não goste de beber água tente aromatizar com fruta.

Tenha muita atenção à sua alimentação – melhor forma de fortalecer o sistema imunitário.

Adote uma dieta saudável e equilibrada, cheia de frutas e legumes, para garantir que você adquire os nutrientes, vitaminas e minerais importantes.

Inclua na sua alimentação plantas, pois são muito ricas em antioxidantes e são uma grande fonte de nutrientes. Não se esqueça também de comer fruta – de preferência antes das refeições – e de ter atenção na ingestão de gorduras.

A melhor forma para fortalecer o sistema imunitário é uma alimentação equilibrada. Se não está habituado a comer vegetais, frutas e legumes, vá introduzindo aos poucos ou então tente incluir nos seus batidos ou mesmo ingerir em sopas caseiras.

O seu sistema imunológico necessita de combustível, portanto, evite dietas “loucas”, não deixe de comer hidratos, fontes de gordura ou proteína.

Invista no consumo de proteína:

Quando temos uma infeção, o sistema imunitário cria novas células e para que essas células sejam produzidas na quantidade necessária é importante ingerir proteína suficiente.
A melhor forma de ingerir proteína é através da alimentação. Estes são exemplos de alimentos que têm um grau elevado de proteína e são aconselhados para a sua dieta equilibrada:

  • Todos os tipos de carne, frango e peixe;
  • Leguminosas como grão de bico, feijão, lentilhas… Ovos;
  • Mariscos;
  • Nozes e sementes.

Tenha atenção na ingestão de açúcar

Quando comemos açúcar refinado e adicionado, o nosso sistema imunológico fica enfraquecido por várias horas. Ou seja, a ingestão de doces, bolachas, bebidas açucaradas e outros alimentos com adição de açúcar terá um impacto negativo e diminuirá a nossa capacidade de lutar contra doenças ou infeções que queiram atacar o nosso sistema imunitário.

No entanto, é saudável ingerir açúcares naturais, como é o caso do açúcar encontrado em frutas e vegetais ricos em amido. Mas sem exageros, pois uma elevada ingestão de frutas também não é benéfico. Encontre o seu equilíbrio.

Use especiarias na sua alimentação

Use Especiarias na sua Alimentação

As especiarias derivam das raízes, casca, botões e frutos das plantas. Muitas especiarias e ervas são incrivelmente benéficas para fortalecer o sistema imunitário do corpo e como são utilizadas em pequenas quantidades, não contribuem com valor energético na refeição.

Apesar de não terem valor energético, possuem propriedades benéficas para a saúde. O exemplo de algumas especiarias são o açafrão, gengibre, pimenta caiena, caril, alho, canela, alecrim, tomilho, etc. Existem muitas outras opções, por isso tente inclui-las nas suas refeições.

Ingestão de vitamina C
Provavelmente a vitamina mais famosa para fortalecer o sistema imunitário é a vitamina C. Esta vitamina, também conhecida como ácido ascórbico, funciona como um antioxidante para proteger o nosso corpo contra danos. Está também envolvida no crescimento dos nossos ossos, tendões, ligamentos e pele e aumenta a absorção de ferro dos alimentos que ingerimos. É também conhecida pelo seu papel importante no combate de infeções.

Como fortalecer o sistema imunitário: Ingestão de Vitamina C

A vitamina C é encontrada nos vegetais e principalmente nas frutas. No entanto, é necessário ingerir cerca de cinco a sete porções de frutas e legumes por dia para satisfazer a quantidade ideal de vitamina C diária.

Ingestão de vitamina B
O complexo das vitaminas B está envolvido em tudo, desde a produção de novas células sanguíneas e metabolismo até a redução do cansaço e fadiga e a manutenção do funcionamento do sistema imunológico.

É possível encontrar várias vitaminas do grupo B em diferentes alimentos. Por exemplo o frango, leite, ovos e iogurte são boas fontes de vitamina B12. Também peixe, amêndoas, avelã, bananas e cereais integrais possuem uma rica fonte de vitamina B.

Procure ingerir fontes de Zinco
Algumas pessoas tendem a tomar um comprimido de zinco quando sentem que estão a começar a ficar engripadas. Mas adicionar alimentos ricos em zinco à sua dieta é também uma boa forma de impulsionar o seu sistema imunológico de maneira equilibrada.

Encontre o zinco em sementes de girassol, nozes, caju, castanha-do-pará, mariscos e carne vermelha.

Adquira vitaminas e nutrientes através de suplementos:

Por vezes a alimentação não é capaz de suprir a necessidade de nutrientes/vitaminas para o nosso sistema. Como foi dito previamente, o sistema imunológico só pode funcionar da melhor maneira quando os nutrientes suficientes estão disponíveis.

O suplementos foram criados de forma a preencher as lacunas da sua dieta e carregar os nutrientes que

não foram conseguidos através da alimentação.

Adquira vitaminas e nutrientes através de suplementos

Um multivitamínico pode ser o que está a faltar para fortalecer o seu sistema imunológico, tenha atenção às suas necessidades nutricionais.

Pratique Exercício.
Exercícios de baixa e moderada intensidade reduzem naturalmente os níveis de cortisol e ajudam na função do sistema imunológico. É recomendável 30 a 60 minutos de exercício por dia. Aposte em caminhadas, corridas leves ou até mesmo treinos funcionais em casa.

Dorma pelo menos 7 horas por noite
Não subestime o sono. Não importa a sua boa alimentação, os seus nutrientes e a sua atividade, que se não descansar e dormir o suficiente não servirá de nada. Tente dormir pelo menos 7 horas por noite. Descansar é muito importante para fortalecer o sistema imunitário e repor todas as células necessárias ao bom funcionamento do nosso corpo.

Dito isto, o corpo humano é um ambiente ideal para patógenos, como bactérias, vírus, fungos e parasitas. Por isso, use estas dicas para fortalecer o sistema imunitário, para limitar o acesso desses micróbios ao corpo e impedir que eles cresçam e causem doenças.