alimentação à flor da pele

A alimentação influencia a nossa saúde. O que ingerimos e o que absorvemos interfere com o nosso bem-estar e com o nosso corpo.

Todos os órgãos do nosso corpo têm necessidades nutricionais específicas e a pele, o maior órgão do corpo humano, não é exceção.

O funcionamento e aparência da pele são afetados por fatores endógenos e ambientais: por um lado a pele é suscetível à predisposição genética, ao estado imune, hormonal, nutricional e ao stress. Por outro lado, encontra-se exposta a numerosos fatores ambientais: como a radiação UV, radicais livres, compostos tóxicos e alergénios.

Vários estudos têm demonstrado a importância de determinados micronutrientes na manutenção da integridade e capacidade de reparação da pele.

As vitaminas A, E, C, D (sintetizada pela pele) e os carotenoides, os oligoelementos selénio, zinco e cobre, o mineral magnésio, os ácidos gordos polinsaturados ómega 6 e ómega 3 e os polifenóis são os exemplos mais estudados. Estes compostos têm características que lhes permitem contribuir de forma positiva para a proteção contra a radiação UV, a cicatrização, a síntese de melanina, a regulação do crescimento e diferenciação celulares, a resposta anti-inflamatória, a manutenção da impermeabilidade e no anti-envelhecimento, de uma forma geral contribuem para uma pele saudável.

A pele revela muitas vezes desequilíbrios do nosso organismo. Uma das primeiras associações feitas entre a nutrição e a pele foi relativa às manifestações cutâneas de carências nutricionais específicas, como é o caso da pelagra e do escorbuto.

Estudos já mais recentes demonstram novas associações entre a Pele e a Nutrição: nutrição e fotoproteção, nutrição e aparência da pele, nutrição e envelhecimento, nutrição e cicatrização da pele, nutrição e processos inflamatórios da pele.

Nutrição e Fotoproteção

Está provado que a quantidade de antioxidantes naturais presentes na pele é tanto maior quanto maior a administração exógena, quer por via oral ou tópica e que, regra geral, uma maior quantidade de antioxidantes significa maior proteção.

Para a pele, o meio clássico de administração de antioxidantes é por aplicação tópica. No entanto, esta via não é a mais eficiente já que, quando presentes num creme, os antioxidantes específicos têm que estar na sua forma ativa, ser estáveis quer na preparação, quer na pele e conseguir penetrar a barreira cutânea.

Como alternativa, temos a administração por via oral, através de alimentos ou suplementos ricos em vitamina A,C, E e Carotenóides – efeito protetor contra a radiação UV, ajudando a eliminar espécies reativas de oxigénio e a neutralizar radicais livres.

Nutrição e Aparência da pele:

Nutrição e a Aparência da PeleA aparência da pele está associada a propriedades como hidratação, produção de sebo e acidez.

A hidratação da pele está relacionada com a presença de água na camada córnea que, quando em quantidade adequada, é responsável por uma aparência lisa e uma textura suave.

A hidratação através de cremes muitas vezes não chega é necessário beber água e ingerir alimentos com grande percentagem de água – frutas.

O sebo por um lado reduz a perda de fluidos ajudando a manter a hidratação, por outro lado, se for em demasia traz à pele uma oleosidade indesejável.

Alimentos com muito açúcar ou com muita gordura saturada contribuem para uma excessiva oleosidade da pele.

A acidez da pele é importante para a defesa de microrganismos patogénicos e está associada a dois macronutrientes: lípidos e aminoácidos que asseguram a sua constituição.

Nutrição e o envelhecimento da pele:

Pele

Fatores genéticos e fatores ambientais determinam a forma como vamos envelhecer. O excesso de radicais livres é o que provoca o envelhecimento da pele.

Os fatores genéticos não podem ser modificados, no entanto podemos modificar a alimentação – fator ambiental. Por isso uma alimentação correta traz benefícios: reduzir o consumo de alimentos que elevam a produção de radicais livres e aumentar o consumo de alimentos que neutralizem o efeito dos radicais livres.

O excesso de sal e gorduras não contribui para uma pele saudável. De uma forma geral, alimentos ricos em água, vitaminas e minerais são os que favorecem a nossa pele e a nossa saúde como as frutas, vegetais, sementes e peixes. Para termos uma pele saudável é necessário cuidar por dentro – alimentação – e cuidar por fora – evitando agressões externas e usando cremes hidratantes.

Aqui estão alimentos que pode ‘abusar’ pois vão favorecer a saúde da sua pele:

 Chá-verde – Rico em polifenóis. Deve ser ingerido longe das refeições

Tomate, melancia e goiaba – Ricos em licopenos, que auxiliam na prevenção de vários tipos de cancro

Aveia – Rica em Beta-Glucanos, que ajudam a controlar processos inflamatórios responsáveis pelo aumento do stress oxidativo

Açaí – Rico em fitoquímicos que têm importante ação antioxidante. Muito calórico

Soja – Possui isoflavonas que têm ação anti-inflamatória

Sementes de Girassol – Diminui os danos causados pelos radicais livres

Abacate – Óleos essenciais e vitaminas do complexo B

Manga, Cenoura – Vitamina A – renovação celular e evita a desidratação da pele

Amêndoas – Vitamina E – ajuda a prevenir o envelhecimento precoce

Queijo tipo cottage – Selénio – combate os radicais livres

Acerola – Vitamina C – produção de colagénio

Ostras – Ricas em Zinco – pele sem acne, produção de elastina (proteína que dá elasticidade à pele)

Cogumelos – Riboflavina – manutenção e reparação da pele, evitando a rosácea

LinhaçaÓmega 3 – pele saudável

Vegetais de folha verde – Magnésio – reparação cutânea, cicatrização

Fonte: Oleoban.

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