Para que servem as vitaminas?

Vitaminas A,B,C,D,K

Vitaminas A,B,C,D,K

As vitaminas são compostos orgânicos que não podem ser sintetizados pelo organismo. Encontram-se em pequenas quantidades na maioria dos alimentos. São essenciais para o bom funcionamento de processos fisiológicos do corpo. São substâncias extremamente frágeis, podendo ser destruidas pelo calor, ácidos, luz e certos metais. Suas principais propriedades envolvem dois mecanismos importantes o de coenzima ( substância necessária para o funcionamento de certas enzimas que catalisam reacções no organismo) e o de antioxidante ( substâncias que neutralizam radicais livres).

 

Os sais minerais são necessários ao corpo por serem responsáveis pelo bom funcionamento do metabolismo, ou seja, as trocas de substâncias contidas nas células dos seres vivos. Sem o bom funcionamento do metabolismo, o corpo não reage bem de forma eficiente nem combate às doenças e a cicatrização dos ferimentos.

 

Nem sempre é fácil obter as vitaminas e minerais de que necessitamos através da alimentação!

 

A  fruta e os vegetais também envelhecem ( uma maça na taça da fruta, vai perdendo vitaminas a cada hora que passa), e as técnicas modernas de processamento reduzem significativamente a quantidade de vitaminas e minerais em muitos alimentos. Por isso, os Professores de Harvard, como Walter Willet, concordam que a maioria das pessoas deve tomar um suplemento multivitamínico e que eles próprios o fazem diariamente.

 

No meu caso, eu tomo todos os dias, porque fiz uma avaliação a minha nutrição diária, e cheguei a conclusão que não como frutas, vegetais e legumes todos os dias em quantidades recomendadas ( 500 -1000 g).

 

 Não corra riscos por falta de algum mineral ou vitamina!

12 vitaminas e 10 minerais em DDR (dose diária recomendada)

Existem dois tipos de vitaminas

  1. As vitaminas lipossolúveis ( A,D,E e k) são geralmente encontradas nos frutos secos, óleos vegetais,legumes verdes, peixe, e produtos animais, e podem ser armazenadas no seu fígado. Doses elevadas de vitamina A são usadas para tratar problemas de pele, no entanto também podem ser toxicas. A vitamina K não está incluída no multivitamínico e Mineral para homem/mulher nem no multivitamínico e mineral Essentials, pois muitas pessoas tomam medicação anticoagulante e o suplemento de vitamina k pode interferir com a medicação.
  • A vitamina A é importante para a sua pele, olhos e visão. Também é importante para o sistema imunitário e contribui para níveis saudáveis de crescimento.
  • A vitamina K é importante para a coagulação do sangue e para a integridade do esqueleto. A vitamina K não é apenas obtida através da alimentação, esta também pode ser produzida pelas bactérias no intestino.
  • A vitamina E é um antioxidante que protege as células do corpo e outros componentes dos radicais livres.Trabalha lado a lado com a vitamina C.
  • A vitamina D permite a absorção de cálcio dos alimentos para o funcionamento normal do sistema imunitário, uma resposta inflamatória saudável, e para manutenção de uma função muscular normal. A fonte mais importante de vitamina D é a luz solar. ( 30 min é o suficiente)

 

  1.  As vitaminas hidrossolúveis (vitamina B e C) são encontradas na fruta, vegetais e cereais integrais. São transportadas por todo o corpo em água, o que significa que estas não podem ser armazenadas, uma vez que o excesso é eliminando através da urina. Por isso, deve ser ingerir alimentos com estas vitaminas todos os dias. As vitaminas hidrossolúveis podem ser destruídas na confeção dos alimentos, por isso é importante comer alimentos crus para conseguir níveis ótimos de vitaminas.
  • Existem 8 vitaminas B  reconhecidas e, juntas, capacitam o metabolismo, a divisão celular, os nervos, a função muscular e muito mais. Como são solúveis em água e sensíveis ao processamento, muitas pessoas têm deficiências numa ou noutra, devido ao amplo consumo de alimentos processados e cozidos em dietas modernas.
  • A vitamina C é um antioxidante importante. Desempenha um papel essencial no processo de formação de colagénio no tecido conjuntivo e, por isso, fortalece a pele, dentes, ossos e vasos sanguíneos. A vitamina C também ajuda o corpo a extrair ferro dos alimentos.

 

É importante ter o conhecimento sobre estas vitaminas , para compreender a função na sua saúde!

No próximo artigo irei falar sobre os minerais na saúde.

João Belim Expert
Wellness Oriflame