Qual a melhor cadeira ergonómica?
De uma forma geral, cada vez mais, as pessoas passam mais horas sentadas seja em meios de transporte, nas horas de lazer como a ver televisão ou nas refeições e, maioritariamente, nos locais de trabalho. Este é um hábito que pode causar danos na postura e saúde das pessoas.
A maioria das atividades profissionais exigem ficar sentado durante longos períodos de tempo seja a conduzir, viajar ou em trabalho de secretária. Tudo isto pode originar dores nas costas, nos pulsos e no pescoço, olhos cansados, pernas pesadas e postura incorreta.
Estudos com trabalhadores sedentários indicam que os problemas na parte inferior das costas estão associados a um design desfavorável das cadeiras e uma postura quando sentados. Assim, a escolha de uma cadeira adequada é um passo fundamental para prevenir problemas de saúde para quem passa grande parte do seu dia sentado. Na seleção da sua cadeira tenha em conta os seguintes conceitos: a mesma cadeira não serve para todos (as dimensões do corpo do utilizador têm que ser consideradas, para que não distenda uma parte do corpo e assente outra); a altura ideal do assento é cerca de um quarto da altura corporal e a mesma cadeira não é válida para toda a atividade (um trabalhador fabril requere uma cadeira diferente de um dentista ou funcionário administrativo). É ainda de referir que assentos de cadeira saudáveis e flexíveis permitem ao trabalhadores trabalharem efetivamente sem ficarem extremamente cansados.
Existe um crescimento considerável no mercado das cadeiras ergonómicas que ajudem as pessoas a adotar a posição mais correta e a estarem mais confortáveis enquanto sentadas. Sites como o olx.pt oferecem a possibilidade de encontrar cadeiras executivas e de espera, por exemplo, em segunda mão ou novas e a bons preços. Cadeiras destes géneros também podem ser encontradas em lojas físicas especializadas como a La Mercanti, pelo que, a possibilidade de escolha e personalização é bastante grande.
Por isso, empresas como a Staples têm ao seu dispor soluções para empresas e particulares em comércio generalizado online e físico nas quais as cadeiras são produzidas totalmente ergonómicas para que a postura adotada seja o equilíbrio perfeito entre conforto e posição.
A melhor cadeira ergonómica deve cumprir os seguintes requisitos: ser estável e confortável para sentar; deve rodar livremente; permitir que os pés estejam no chão enquanto sentado, ser possível ajustar a altura do assento, reclinar o encosto da cadeira, regular a posição do apoio lombar e ajustar a altura de apoio de braços.
Uma vez que, existe uma variedade significativa de cadeiras ergonómicas no mercado em termos de material, tamanho e cor não é necessário gastar milhares para adquirir a sua cadeira. No entanto, é de referir que as cadeiras mais baratas rapidamente terão que ser trocadas pois são concebidas com materiais de qualidade inferior, têm uma preocupação menor com a ergonomia e poderão ser prejudiciais para a saúde com uma utilização diária.