A alimentação influencia a nossa saúde. O que ingerimos e o que absorvemos interfere com o nosso bem-estar e com o nosso corpo.
Todos os órgãos do nosso corpo têm necessidades nutricionais específicas e a pele, o maior órgão do corpo humano, não é exceção.
O funcionamento e aparência da pele são afetados por fatores endógenos e ambientais: por um lado a pele é suscetível à predisposição genética, ao estado imune, hormonal, nutricional e ao stress. Por outro lado, encontra-se exposta a numerosos fatores ambientais: como a radiação UV, radicais livres, compostos tóxicos e alergénios.
Vários estudos têm demonstrado a importância de determinados micronutrientes na manutenção da integridade e capacidade de reparação da pele.
As vitaminas A, E, C, D (sintetizada pela pele) e os carotenoides, os oligoelementos selénio, zinco e cobre, o mineral magnésio, os ácidos gordos polinsaturados ómega 6 e ómega 3 e os polifenóis são os exemplos mais estudados. Estes compostos têm características que lhes permitem contribuir de forma positiva para a proteção contra a radiação UV, a cicatrização, a síntese de melanina, a regulação do crescimento e diferenciação celulares, a resposta anti-inflamatória, a manutenção da impermeabilidade e no anti-envelhecimento, de uma forma geral contribuem para uma pele saudável.
A pele revela muitas vezes desequilíbrios do nosso organismo. Uma das primeiras associações feitas entre a nutrição e a pele foi relativa às manifestações cutâneas de carências nutricionais específicas, como é o caso da pelagra e do escorbuto.
Estudos já mais recentes demonstram novas associações entre a Pele e a Nutrição: nutrição e fotoproteção, nutrição e aparência da pele, nutrição e envelhecimento, nutrição e cicatrização da pele, nutrição e processos inflamatórios da pele.
Nutrição e Fotoproteção
Está provado que a quantidade de antioxidantes naturais presentes na pele é tanto maior quanto maior a administração exógena, quer por via oral ou tópica e que, regra geral, uma maior quantidade de antioxidantes significa maior proteção.
Para a pele, o meio clássico de administração de antioxidantes é por aplicação tópica. No entanto, esta via não é a mais eficiente já que, quando presentes num creme, os antioxidantes específicos têm que estar na sua forma ativa, ser estáveis quer na preparação, quer na pele e conseguir penetrar a barreira cutânea.
Como alternativa, temos a administração por via oral, através de alimentos ou suplementos ricos em vitamina A,C, E e Carotenóides – efeito protetor contra a radiação UV, ajudando a eliminar espécies reativas de oxigénio e a neutralizar radicais livres.
Nutrição e Aparência da pele:
A aparência da pele está associada a propriedades como hidratação, produção de sebo e acidez.
A hidratação da pele está relacionada com a presença de água na camada córnea que, quando em quantidade adequada, é responsável por uma aparência lisa e uma textura suave.
A hidratação através de cremes muitas vezes não chega é necessário beber água e ingerir alimentos com grande percentagem de água – frutas.
O sebo por um lado reduz a perda de fluidos ajudando a manter a hidratação, por outro lado, se for em demasia traz à pele uma oleosidade indesejável.
Alimentos com muito açúcar ou com muita gordura saturada contribuem para uma excessiva oleosidade da pele.
A acidez da pele é importante para a defesa de microrganismos patogénicos e está associada a dois macronutrientes: lípidos e aminoácidos que asseguram a sua constituição.
Nutrição e o envelhecimento da pele:
Fatores genéticos e fatores ambientais determinam a forma como vamos envelhecer. O excesso de radicais livres é o que provoca o envelhecimento da pele.
Os fatores genéticos não podem ser modificados, no entanto podemos modificar a alimentação – fator ambiental. Por isso uma alimentação correta traz benefícios: reduzir o consumo de alimentos que elevam a produção de radicais livres e aumentar o consumo de alimentos que neutralizem o efeito dos radicais livres.
O excesso de sal e gorduras não contribui para uma pele saudável. De uma forma geral, alimentos ricos em água, vitaminas e minerais são os que favorecem a nossa pele e a nossa saúde como as frutas, vegetais, sementes e peixes. Para termos uma pele saudável é necessário cuidar por dentro – alimentação – e cuidar por fora – evitando agressões externas e usando cremes hidratantes.
Aqui estão alimentos que pode ‘abusar’ pois vão favorecer a saúde da sua pele:
Chá-verde – Rico em polifenóis. Deve ser ingerido longe das refeições
Tomate, melancia e goiaba – Ricos em licopenos, que auxiliam na prevenção de vários tipos de cancro
Aveia – Rica em Beta-Glucanos, que ajudam a controlar processos inflamatórios responsáveis pelo aumento do stress oxidativo
Açaí – Rico em fitoquímicos que têm importante ação antioxidante. Muito calórico
Soja – Possui isoflavonas que têm ação anti-inflamatória
Sementes de Girassol – Diminui os danos causados pelos radicais livres
Abacate – Óleos essenciais e vitaminas do complexo B
Manga, Cenoura – Vitamina A – renovação celular e evita a desidratação da pele
Amêndoas – Vitamina E – ajuda a prevenir o envelhecimento precoce
Queijo tipo cottage – Selénio – combate os radicais livres
Acerola – Vitamina C – produção de colagénio
Ostras – Ricas em Zinco – pele sem acne, produção de elastina (proteína que dá elasticidade à pele)
Cogumelos – Riboflavina – manutenção e reparação da pele, evitando a rosácea
Linhaça – Ómega 3 – pele saudável
Vegetais de folha verde – Magnésio – reparação cutânea, cicatrização
Fonte: Oleoban.
Artigos relacionados:
- Como controlar o peso de maneira saudável e natural
- Coma peixe rico em ómega 3 e viva mais anos
- Notícias Wellness Nº4 by Oriflame
- Sabia que a pele opaca pode ser o resultado de seu estilo de vida e dieta?
- Wellness by Oriflame lançou as Sopas Natural Balance
Fantástico não é? Não percas tempo e Inscreve-te Já sem Compromisso, temos ofertas para ti.
– Compra os teus produtos pessoais a um preço de revenda com um desconto sob o preço de catálogo até 30%;
– Efectua a venda dos produtos mostrando o catálogo aos teus familiares, amigos e clientes;
– Usufrua de formação de uma equipa onde serás LÍDER.A inscrição Oriflame é simples, sem compromissos ou obrigatoriedades;
– Não há valores mínimos obrigatórios, nem obrigatoriedade de encomendas em todos os catálogos, geres quando e o que pretendes encomendar;
– Tens sempre entre 11,5% a 30% de desconto sobre as encomendas;
– Fazes a encomenda directamente à Oriflame por telefone, internet, mail, ou directamente com a responsável da sua entrada na Oriflame;
– Recebes a encomenda por CTT Expresso e, comodamente em 2/3 dias;